Os aviões ingleses são regra geral feios, têm formas e estéticas esquisitas. Este Lightning não foge à regra e tem particularidades dignas de registo; possui dois potentes motores Rolls-Royce sobrepostos que originam uma barriga estranha, possui apoios sobre as asas para carregar depósitos extra (em regra ficam sob as asas), possui uma única entrada de ar para alimentar os dois reactores, as extremidades das asas não terminam em flecha (as pontas foram "cortadas" perpendicularmente à fuselagem), os modelos de treino possuem assentos tandem (lado a lado). Este avião surgiu pós 2ª guerra Mundial e defendeu os céus ingleses, sauditas e kuwaitianos até finais de 1990. Tem performances invulgares para a sua idade: 2100 km/h, 1350 km raio de acção e tecto de 16000m. Os poucos existentes destinam-se a demonstrações e museus. A imagem do avião a descolar era um dos poucos ainda operacionais, que caiu neste dia, faz 1 ano, na África do Sul, minutos após o disparo da máquina de Rob van Ringelesteijn. O avião teve problemas hidráulicos e o piloto Dave Stock faleceu por falha na ejecção. Este post dedico-o à sua memória.
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