quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Bombardier 415 (Canadair)

Nestes dias voam por cá algumas destas aeronaves, no combate aos incêndios florestais; combate que continua a ser maioritariamente feito por bombeiros voluntários, com meios escassos e algum apoio aéreo. O Estado, através da EMA, dispõe de helicópteros e aviões ligeiros num dispositivo que envolve combate a fogos de dimensão pequena/média ou a locais de dificil acesso; para grandes incendios recorre-se á colaboração de aeronaves de Espanha ou França que investiram em dispositivos pesados e eficientes. O tão popular Canadair é um campeão no combate ás chamas com provas dadas em todos os terrenos. Em 1987 foi aproveitado um modelo anfíbio (CL-215) para criar um avião tanque que popularmente é reconhecido como Canadair (fabricante canadiano). Desde 1993 passa a ser produzido pela Bombardier que evoluiu para CL-415 com mais potência e maior carga de água (6200 litros). França, Itália e Grécia são os maiores clientes com 39 aviões no total e a Espanha que possui 3 aguarda a entrega de mais 4. Por cá fala-se muito em adquirir um Canadair usado, experimentou-se o russo Beriev e continuamos a depender de terceiros enquanto houver floresta para arder...


 

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