terça-feira, 2 de março de 2010

Fiat G91

A primeira máquina tem mesmo de ser esta. Tive o privilégio de tratar, reparar e acarinhar esta aeronave. Após o Curso de Especialista em Instrumentos e Electricidade de Avião, fui colocado nas Lajes, na Esquadra dos Jaguares. Lá e na Base do Montijo, acompanhei com entusiasmo e dedicação o roncar dos Fiat's. A FAP possuiu 3 modelos, G91/R3 com canhões, G91/R4 com metralhadoras e T3 para treino. Equiparam esquadrilhas em Itália, Alemanha, Turquia e Grécia. Connosco voaram durante 4 décadas e foram baptizadas pelo fogo em Angola, Moçambique e Guiné. No museu da FAP existe um exemplar com 75000 horas de vôo. A imagem acima é do avião com as cores do Tigermeet 87; o TigerMeet é um evento que ocorre em bases Nato e culmina com a pintura de uma aeronave anfitriã alusiva ao padrão do tigre. Entre todos, o G91 é o mais parecido com o felino. Hoje não há Fiat's a voar, tendo sido substituidos pelos Alpha-Jet. Merece a eternidade na nossa memória.

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