Este avião descende do velho modelo comercial 707. A Boeing adaptou á fuselagem uma estrutura para suportar o enorme radar que gira por cima da aeronave. O E3 Sentry voa para a USAF e para a NATO, organizações que dispõem de alguns exemplares para controlo aéreo e empastelamento de comunicações. Chamam-lhe muitas vezes de AWAC e nem pensam na marca Boeing nem no velho 707. AWACS – Sistema Aéreo de Alerta e Controle (inglês: Airborne Warning and Control System) é um sistema de vigilância aérea electrónica por radares instalados em aeronaves, com a função C3 (comando, controle e comunicações) para logística de táctica e de defesa militar. Os modernos sistemas AWACS podem detectar aeronaves até 400 km de distância, assim como armas antiaéreas. Num combate ar-ar, o sistema AWACS pode comunicar-se com aeronaves amigas, aumentando assim o alcance dos sensores destas aeronaves, adicionando-lhes invisibilidade, pois não necessitarão utilizar seus próprios radares para identificar alvos-ameaça. Recentemente, no mês de Março, andou um E3 por cá, da NATO e comandado por um oficial português no exercício Real Thaw 2010. Por vezes aterram na Base de Maceda em Ovar (Base Nato) e apanham de surpresa os veraneantes na zona. A imagem acima é das comemorações da fundação da NATO, os outros são cinza-claro (USAF inclusivé).
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