O Ka32 está equipado com dois motores TV3-117 VMA de 2.200 Cv cada e tem um peso de descolagem máximo de 11.000 kg, podendo transportar até 5.000 kg de carga. A dimensão da cabine de transporte é generosa podendo além dos 2 elementos de tripulação, transportar até 13 passageiros. Os Kamov nascem na Rússia desde o longínquo ano de 1926 e são pioneiros em aviação até hoje. Este descende do Ka27 Helix.
O Kamov Ka32 atinge os 260 Km/h, tendo como velocidade de cruzeiro 240 Km/h, conseguindo operar até aos 6.000 m e com uma autonomia de 800 Km sem depósitos auxiliares. A sua estrutura "estranha" com pás sobrepostas chama a atenção do mais leigo, e podemos vê-los ao serviço da EMA que comprou 6, a apagar fogos em Portugal. São mais precisos e manobráveis que os aviões (Dromadair e Canadair). Pelo facto de possuir dois conjuntos de pás (giram em sentidos opostos) não precisa de rotor de cauda como os outros.
Tal como muitos outros equipamentos desenvolvidos para fins militares, provenientes da Rússia, os Kamov oferecem uma excelente relação preço/qualidade, com uma robustez e fiabilidade invejáveis, sendo uma das melhores opções possíveis. Alguns países dificultam a sua utilização, com argumentos de má concepção e segurança duvidosa; na prática, para combate a incêndios, têm mostrado o contrário. Pode ser ruidoso e desconfortável, mas resiste a tudo o que possam imaginar.
O Kamov Ka32 atinge os 260 Km/h, tendo como velocidade de cruzeiro 240 Km/h, conseguindo operar até aos 6.000 m e com uma autonomia de 800 Km sem depósitos auxiliares. A sua estrutura "estranha" com pás sobrepostas chama a atenção do mais leigo, e podemos vê-los ao serviço da EMA que comprou 6, a apagar fogos em Portugal. São mais precisos e manobráveis que os aviões (Dromadair e Canadair). Pelo facto de possuir dois conjuntos de pás (giram em sentidos opostos) não precisa de rotor de cauda como os outros.
Tal como muitos outros equipamentos desenvolvidos para fins militares, provenientes da Rússia, os Kamov oferecem uma excelente relação preço/qualidade, com uma robustez e fiabilidade invejáveis, sendo uma das melhores opções possíveis. Alguns países dificultam a sua utilização, com argumentos de má concepção e segurança duvidosa; na prática, para combate a incêndios, têm mostrado o contrário. Pode ser ruidoso e desconfortável, mas resiste a tudo o que possam imaginar.
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