O primeiro avião português não tripulado está a ser apresentado na feira internacional de aeronáutica Farnborough International Airshow 2010, no Reino Unido.
Mostrado pela primeira vez ao mundo, o protótipo do aparelho assume-se como o produto-estrela de uma comitiva portuguesa de cerca de 40 empresas das indústrias da aeronáutica, espacial e da defesa, que também se está a estrear naquele certame.
Com um peso máximo de 65 quilos à descolagem e uma estrutura em fibras de carbono, fibra de vidro e compósito de cortiça, o aparelho conta com uma envergadura de cinco metros, um motor 3W de 157 centímetros cúbicos e 17 cavalos, e tem uma autonomia prevista de seis horas de operação para uma carga útil de 24 quilos. Chama-se Império SP1-01 e tem o objetivo de fazer missões de vigilância marítima e de monitorizar incêndios.
A plataforma está a ser desenvolvida em colaboração com a Lockheed-Martin. Este gigante aeroespacial norte-americano transferiu tecnologia para as empresas portuguesas, que detêm toda a propriedade de desenvolvimento do aparelho.
fonte: active space technologies
fonte: active space technologies
Sem comentários:
Enviar um comentário